Guia da revisão eficiente

Caro concurseiro, certamente a maior dificuldade dos concurseiros não é efetivamente compreender o conteúdo estudado pela complexidade dele, mas sim lidar com uma quantidade gigantesca de informações, as quais muitas vezes precisam ser decoradas. Sendo assim, podemos definir “O Esquecimento” como sendo o maior desafio a ser superado pelo concurseiro.

Para vencer essa dificuldade, ensinamos aos nossos alunos diversas técnicas de como montar um material de revisão eficiente e, neste e-book, queremos apresentar para vocês as técnicas de revisão do AQUECIMENTO e do RESFRIAMENTO desenvolvidas pela Ana Karolina, a qual a ajudou a ser aprovada em 5 concursos públicos policiais.

A fim de compreender a técnica do Aquecimento e Resfriamento, devemos considerar neste caso que uma meta de estudo, trata-se de um estudo teórico de 120 minutos, de forma exemplificativa.

AS TÉCNICAS DO AQUECIMENTO E DO RESFRIAMENTO

·         O aquecimento

Sempre que você for estudar um conteúdo teórico novo, você deverá utilizar os 15 minutos iniciais da sua meta teórica para revisar o conteúdo anteriormente estudado. Por exemplo, se na Aula 2 de Direito Constitucional você estudou sobre Poder Legislativo e agora você irá estudar a Aula 3 sobre Processo Legislativo, você deverá, dentro da meta teórico de Processo Legislativo, utilizar os 15 minutos iniciais para revisar o conteúdo da Aula 2.

        O objetivo desta técnica é que você relembre rapidamente o último conteúdo estudado, é como se você assistisse aqueles trechos iniciais dos episódios de uma série de TV, os quais mostram flashs para que você relembre os momentos mais importantes dos últimos episódios.

·         O resfriamento

Neste caso, o resfriamento funciona da mesma maneira que o aquecimento, mas se trata de revisão da meta teórica que acabou de estudar. Utilizando o exemplo supracitado, deve-se usar os 15 minutos finais da meta de 120 minutos para revisar o conteúdo da Aula 3 de Processo Legislativo.

O racional desta técnica é que você fixe as principais informações basicamente decorando o fundamental. Deve-se priorizar a releitura de grifos, lei seca, mnemônicos, resumos e mapas mentais que eventualmente estejam na sua aula.

·         Aplicando na prática

Em resumo, deve-se revisar 15 minutos a meta teórica anteriormente estudada, então estudar 90 minutos da meta teórica atual, em seguida, revisar 15 minutos da meta atual, aquela que acabara de estudar.

Ressalta-se que as revisões do Aquecimento e do Resfriamento não se confundem com as revisões programadas, por exemplo, aquelas que são aplicadas na metodologia do Distintivo é Nosso de 2 dias após a finalização do estudo da meta teórica, 7 dias após a finalização do estudo da meta teórica e 15 dias após a finalização do estudo da meta teórica.

Montamos um esquema para facilitar sua assimilação, fique à vontade para compartilhar imprimir ele e, claro, aplicar na prática!

Grande abraço e excelente estudo a todos!!

089e8956-f4df-4d77-9f25-206b8cffb3da

O Distintivo é Nosso

Siga-nos nas redes sociais

Mais conteúdos

Conteúdos que você pode se interessar

Caderno de erros – ACELERA 4X

Olá, futuro policial! Ficamos felizes que você esteja interessado em aprimorar seus estudos para concursos públicos, então para te levar cada vez mais perto de colocar o distintivo no pescoço,

Ler mais >

Guia da revisão eficiente

Caro concurseiro, certamente a maior dificuldade dos concurseiros não é efetivamente compreender o conteúdo estudado pela complexidade dele, mas sim lidar com uma quantidade gigantesca de informações, as quais muitas

Ler mais >